quinta-feira, 24 de março de 2011

O medo e o ser humano


Todo o humano tem medo de algo, que por vezes esse medo é psicológico e não real. Por outro lado o medo é m meio que o nosso organismo tem para reagir em relação ao perigo.
O medo é provocado por sentimentos de perda, ou ganho algo maligno, a desconfiança de algo errado, de não conseguir concretizar os objectivos propostos, tudo isto faz com que o ser humano fique incapacitado de realizar as tarefas que são concebidas.  
Normalmente casos de medo têm a ver com as reacções de timidez (temos medo que o outro ser reage de maneira diferente ao esperado), fobia (medo de estar em locais escuros, apertados, altos…) que por vezes causam o pânico.
Ele faz com que as nossas capacidades de compreender o que nos está a envolver, e é como se nos levasse para outra realidade de pessimismo, diminuindo assim as nossas competências que nos levam ao insucesso.
As crises de ansiedade são provocadas pelo medo, mas é um medo que é antecipado, faz com que o ser humano reage a algo que ainda não aconteceu, por exemplo estar há espera de receber algo só daqui a algumas horas, e antecipadamente tem medo do que espera desse momento.
Os medos são adquiridos ao longo de uma vida, uns adquirem muitos medos, outros nem por isso.
Assim sendo os medos são nos “dados” por falta de confiança, segurança, capacidade para atingir um objectivo ou meta a cumprir. E assim por vezes não confiamos naquilo que dá certo.
Por isso é que o medo é um dos principais meios para atingir o fracasso, se não tivermos confiança em nos próprios, quem terá, claro que ninguém, pois cada um ser humano é único, e cada um tem os seus medos e esses medos devem ser ultrapassados, se não acreditar em si mesmo mais ninguém acredita, e a partir dai começa a cair em cada livre a atitude, responsabilidade, confiança, segurança, a vontade de concretizar, entre muitas outras coisas.
Como o Ralph Waldo Elerson disse “Façam aquilo que receiam e a morte do medo é certa.”
É preciso ter pensamento positivo para que se possa dominar os receios do medo, é preciso enfrenta-lo de frente, se se tem medo de andar de bicicleta, então é preciso treinar até conseguir andar, no fim de tudo esse medo já deixou de existir.
E assim se pode concluir que o medo pode aparecer, mas da mesma forma ele pode desaparecer, basta ter vontade própria para o fazer da melhor forma para que se concretize.

Sem comentários:

Enviar um comentário